torre de macarons

Torre de Macarons – Uma ideia maravilhosa para festa infantil

Hoje em nosso blog, iremos te apresentar o que é a torre de macarons. Uma ideia incrível para decorar festas infantis e que dá um Up gigante na decoração. Abaixo, você irá descobrir: o que são macarons, como é feita a torre, seus principais tipos, opções de paleta de cores e tudo o que você precisa saber para utilizá-la em sua próxima comemoração. Vamos lá!

Primeiro…o que são macarons?

Macaron é um docinho de origem francesa, que já é considerado como patrimônio gastronômico em muitas regiões do país. Ele é como se fosse uma mistura de bolo e biscoito, feito de farinha de amêndoas, granuloso e molinho. Sua forma é arredondada e possui em média 3 a 5 cm de diâmetro.

torre de macarons

O que fez com que esse docinho entrasse para o mundo das festas infantis, foi devido a sua aparência chamativa e delicada, que possibilitou que ele pudesse ser utilizado tanto para decorar, como para encantar a todos com o seu delicioso sabor.

Além disso, justamente por serem fáceis de fazer, em qualquer que sejam as cores definidas da paleta, as decoradoras passaram a utilizar os macarons frequentemente nas festas infantis, inclusive organizados em forma de torre.

Como é feita uma torre de macarons?

Dessa forma, agora que você já conhece um pouco mais sobre este docinho, chegou a hora de falar em como é feita a montagem da torre de macarons. Basicamente, não são utilizados muitos itens para a sua criação, só é necessário uma base para organizá-los e materiais que você possa utilizar para decora-la, como fitas, flores e laços.

torre de macarons

Entre as opções mais comuns para a base, estão o isopor e as bases de acrílico (ou plástico), sendo que cada tipo é específico para uma organização e apresenta um visual característico (vamos falar mais sobre este ponto no próximo tópico).

Caso você opte pela base de acrílico, saiba que há duas versões principais que você encontrar facilmente no mercado:

torre de macarons

Como você pode ver, o primeiro modelo a esquerda é mais sofisticado, pois possui um buraquinho para cada macaron, o que ajuda muito a mantê-los organizados. Já o segundo é mais simples, porém, costuma funcionar muito bem.

Definindo a organização dos Macarons na torre

Após escolher o tipo de suporte, chegou a hora de definir o tipo de organização que você utilizará em sua torre de macarons. As principais são:

Com o recheio do macaron virado para fora

A opção mais utilizada e que também dá uma maior sensação de organização, devido ao posicionamento dos docinhos. Aqui, os dois tipos de base de acrílico que comentamos anteriormente, podem ser utilizados.

torre de macarons


Com os macarons posicionados de lado

Menos comum, porém com um visual incrível. Ao posicionar os macarons de lado, é possível criar um destaque para suas cores, deixando a mesa do bolo ainda mais colorida. Porém, neste caso é mais indicado utilizar uma base de isopor para dar o formato da torre. Você pode prender os macarons nela, utilizando palitinhos de madeira.

torre de macarons

Veja também: Doces Decorados – Uma ideia perfeita para a sua próxima festa

Paleta de cores para a torre de macarons

Por se tratar de algo bem visual, não poderíamos de deixar de falar sobre as opções de paleta de cores para utilizar com esta ideia. Mas lembre-se, independente da opção que você escolha, ela deve seguir o tema da festa, para que a decoração fique bem harmoniosa.  Veja abaixo, algumas ideias de paleta de cores:

Degradê

É a escolha perfeita para aniversários de 1 ano, batizados ou chás de bebê. Isso porque, o degradê deixa a decoração mais clean e contribui muito para trazer um ar de sofisticação e delicadeza.

torre de macarons


Arco-Íris

Uma opção cheia de cores vibrantes e coloridas, para deixar a mesa do bolo, ainda mais alegre.

torre de macarons


Cores enfileiradas

Bem parecida com a ideia anterior. Com a única diferença de que as cores não precisam seguir o padrão de um arco-íris.

torre de macarons


Duas cores

Mais uma paleta indicada para chás de bebê e principalmente para chás revelação. Ela mostra como não são necessárias muitas cores, para criar uma torre de macarons maravilhosa.

torre de macarons


Tons pastéis

Para quem não sabe, tons pastéis são aquelas cores que dão a impressão de estarem “lavadas” ou que tenham um tom próximo a giz de lousa. Eles são muito utilizados em festas com decorações minimalistas ou que possuem um ideal mais clean.

torre de macarons


Monocromática

Monocromática significa de uma cor só. Também é possível chegar a resultados incríveis com esta opção.

torre de macarons


Colorida

A paleta de cores colorida é caracterizada por ter de 3 a 7 cores diferentes em sua composição. É mais indicada para temas neutros ou relacionados à arte (música e pintura, por exemplo).

torre de macarons


Que tal uma torre de macarons debaixo do bolo?

Além do modo tradicional de utilizar uma torre de macarons, posicionando-a na mesa do bolo, é possível encontrar suportes que permitem colocar o bolo em seu topo. O que já dá um aspecto ainda mais lindo na decoração.

torre de macarons

Confira: Bolo com balão – Uma nova tendência que você precisa conhecer

Macarons decorados podem acrescentar um detalhe especial

Além das opções comuns de macarons coloridos, é possível encontrar alternativas decoradas com o tema da festa o que também agrega bastante no resultado final.

torre de macarons


Flores também caem super bem para decorar

Como em quase todos os itens decorativos de festa infantil, as flores também são ótimas para decorar uma torre de macarons. O que pode resultar em uma combinação incrível e harmoniosa. Veja dois exemplos abaixo:

torre de macarons

Sendo assim, esperamos que você tenha gostado de conhecer a torre de macarons e que a utilize em sua próxima festa.

Se você quer acompanhar todos os posts que fazemos aqui no blog, siga nosso perfil no Instagram. Até a próxima!

Post anterior: Decoração Jardim Encantado – Para uma festa incrível e sofisticada

Deseja receber mais conteúdos como este?

Preenchendo as informações abaixo você receberá em seu e-mail:

 

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.