Festa de 15 anos

Festa de 15 anos – Como organizar e tudo o que você precisa saber

Você já imaginou o quão árdua pode ser a tarefa de organizar uma Festa de 15 anos? Como são muitos itens para ter em mente, é normal que muitas mamães deixem “escapar” alguns deles do planejamento ou se esqueçam durante a organização. Deste modo, para que você possa realizar aquela Festa de 15 anos perfeita, nós do Buffet Kids Kingdom fizemos este guia completo para organizar a comemoração.

Nele vamos falar sobre orçamento, data e horário, lista de convidados, local da festa, temas de decoração, roteiro cerimonial e muito mais. A seguir, confira em ordem cronológica, tudo o que você precisa saber para fazer uma festa incrível.

Orçamento para Festa de 15 anos

Antes de tudo, você deve pensar no planejamento de gastos, ou seja, qual o orçamento que você tem disponível para investir na comemoração. A recomendação aqui é definir um orçamento total e depois dividi-lo entre os itens da festa, como local, decoração, roupa, entre outros. Dessa forma, você irá ter um orçamento mais abrangente, o que possibilita ter uma dimensão real dos gastos que a comemoração terá ao todo.

Data e Horário

Após isso, você já poderá definir a data e o horário da festa. Focando primeiramente sobre a data, já adiantamos que ela deve ser muito bem pensada. Tanto para garantir a presença dos convidados como a organização da festa. Sendo assim, separamos algumas dicas interessantes para você utilizar ao definir este item:

– Evite datas próximas a feriados;

– Faça uma lista das opções;

– Tenha pelo menos 3 opções de data, antes de entrar em contato com o buffet.

Além disso, por mais que grande parte das festas sejam realizadas aos finais de semana, vale a pena pensar na possibilidade de comemorá-la durante a semana. Isso porque, nestes dias os preços costumam ser mais baixos, e como a decoração e o entretenimento são essenciais em uma Festa de 15 anos, você poderá aumentar o orçamento destes itens, caso opte por esta opção.

Quanto ao horário, a opção mais comum é a noite (19h ou 20h).

Lista de Convidados

Aqui em nosso blog, nós já fizemos um post com 9 dicas de como fazer uma lista de convidados. Recomendamos que você dê uma passadinha por lá, para conferir algumas dicas exclusivas que separamos sobre o tema.

Porém, para que você tenha uma ideia inicial, já adiantamos que o segredo para montar uma lista de convidados perfeita, é separar os convidados em categorias e ordem de importância. Isso facilita muito na hora de decidir quem irá ficar de fora.

Obs.: Definir este item é muito importante e você deve fazê-lo antes de entrar em contato com o salão de festas ou buffet. Isso porque, geralmente, é a primeira informação que eles pedem e ela te auxiliará para que você tenha uma ideia da dimensão da sua festa.

Local da festa

Para definir este item é fundamental que você pense de forma abrangente, ou seja, tendo em mente diversos fatores como:

– Estacionamento (O local possui estacionamento próprio? Tem serviço de vallet?);

– Cardápio (Qual a qualidade da comida?);

– Acomodação e conforto (Mesas, cadeiras, ar-condicionado, espaço, wi-fi, acessibilidade);

– Entre outras coisas.

Lembre-se de fazer uma lista com as opções de buffet e marcar visitas e degustações no local. É essencial para tomar a decisão correta.

Temas para Festa de 15 anos

Em contato com o buffet, você já pode definir os detalhes da decoração e tema da festa. Uma dica bem legal é pedir recomendações de empresas de decoração ao buffet, isso porque, normalmente, eles já possuem parceiras e podem conseguir ótimos descontos a você.

Agora, sobre o tema, os mais comuns para festa de 15 anos, são:

– Bela e a fera;

– Alice no país das maravilhas;

– Paris;

– Unicórnio;

– Jardim encantado;

– Balada;

– Hollywood;

– Baile de Máscaras;

– Festa a Fantasia;

– Festa Neon.

Bolo

Para escolher o bolo, você deve definir 3 pontos principais: sabor, tipo e quantidade (tamanho do bolo). Em nosso post, Bolo de aniversário infantil – Como escolher e + de 11 tipos para conhecer, você pode conferir como tomar esta decisão com mais detalhes e conhecer os principais tipos de bolo para aniversário.

Roteiro para Festa de 15 anos

Diferente de outras comemorações, uma Festa de 15 anos possui todo um cronograma para a organização do evento. Isso porque, sua parte cerimonial tem grande importância e é uma das marcas registradas deste tipo de festa. Sendo assim, nós separamos a seguir, um pequeno guia com todas as partes do roteiro:

  1. Chegada dos convidados: Este é o momento da recepção. A debutante recebe seus convidados com seus pais e faz uma rápida sessão de fotos.

Tempo médio de duração: 1h30m

  1. Cerimônia: Esta é a parte em que a debutante troca de roupa e que se dá início a parte cerimonial do aniversário. Nela, acontecem:

– Dança com as 15 damas

– Dança apagando as velas

– Valsa com o pai

– Troca de sapato

– Anel da debutante

– Parabéns

– Retrospectiva

  1. Hora de dançar: Este momento é marcado pela abertura da pista de dança. A aniversariante costuma trocar de roupa para ficar mais confortável.
  2. Finalização: Entrega das lembrancinhas.

Fotografia e Filmagem

Em um momento tão importante como esse, é fundamental que você se lembre de dedicar uma atenção especial à escolha do fotógrafo. Avalie portfólios, peça indicações (aos amigos e buffet) e avalie também o acabamento dos álbuns. Assim, você irá garantir um registro profissional e impecável deste dia tão divertido.

Confira: 10 dicas de como escolher um fotógrafo perfeito para a sua Festa Infantil

Entretenimento e diversão para Festa de 15 anos

Contratar atrações especiais como banda, DJ e Karaokê é uma ótima maneira de deixar a festa ainda mais divertida.  Além disso, outras atrações interessantes são: Cabine de fotos, personagens, robôs de led, pista de dança interativa, entre outras.

Convites

Envie os convites com pelo menos 1 mês de antecedência aos convidados. Além disso, lembre-se de caprichar no layout para que eles fiquem mega entusiasmados para a comemoração. Para Festa de 15 anos, nós recomendamos que você opte pelo convite físico, pois ele pode ser guardado como recordação e possibilita uma maior personalização.

Lembrancinhas

Para agradecer a todos que vieram ao grande dia, você pode presenteá-los com lembrancinhas como:

– Doces (no potinho, no saquinho ou personalizados);

– Bastão de neon;

– Perfumes, aromatizantes e sabonetes;

– Esmaltes (com embalagens decoradas);

– Toalhas de mão;

– Porta foto ou quadrinho;

– Mascara de dormir;

– Entre outros.

Dica extra: Tire o dia anterior à festa para descansar

E por fim, a última dica que damos é que você, seja a aniversariante ou não, descanse bastante no dia anterior a festa. Você precisará de muita energia para curtir o momento e se divertir até não aguentar mais.

Esperamos que a matéria de hoje, tenha te auxiliado em como organizar uma Festa de 15 anos. Estamos torcendo para que dê tudo certo e que ela seja um sucesso!

Se você gostou desse post, deixe seu comentário. É muito importante para sabermos se vocês estão gostando do nosso conteúdo. Até a próxima!

Leia nosso post anterior: Decoração Mulher Maravilha – Aprenda como arrasar neste tema

Deseja receber mais conteúdos como este?

Preenchendo as informações abaixo você receberá em seu e-mail:

 

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.