Chá Revelação

Chá Revelação – Como fazer e ideias criativas para usar na sua festa

Atualmente, o Chá Revelação se tornou uma das comemorações mais famosas e utilizadas pelas mamães de primeira viagem. Seja pela sua popularização devido à internet, ou então, pelo grande número de famosos que tem optado por ele, a moda pegou aqui no país.

Dessa forma, nosso objetivo hoje, será te apresentar tudo o que você precisa saber para organizar um Chá Revelação, e também, daremos diversas dicas de decoração para você arrasar e deixar todos os convidados de queixo caído.

A matéria de hoje será dividida em duas partes. Na primeira, iremos abordar os tópicos para o planejamento, como por exemplo, como fazer a revelação do sexo do bebê. Agora, na segunda parte, o foco será a decoração, onde apresentaremos as ideias e exemplos para você se inspirar. Vamos começar…

Um momento especial que acabou virando festa – O que é um Chá Revelação?

O Chá Revelação é um novo tipo de comemoração, que tem como objetivo, revelar o sexo do bebê para a família e amigos, através de uma festinha. Ele tem sido muito utilizado como uma alternativa para o Chá de Bebê e para o Chá de Fraldas, que assim como ele, possuem diversas particularidades quanto a todo o planejamento da festa.

Para quem não sabe, esta famosa ideia que tem se tornado cada vez mais popular aqui no Brasil, é de origem americana. 5 anos após a moda pegar nos Estados Unidos, ela começou a ser extensamente utilizada no país.

O principal motivo de seu sucesso está diretamente ligado ao seu objetivo. Pois, durante a gestação, um dos momentos mais esperados e marcantes é a revelação do sexo do bebê. Todo mundo fica super curioso e passam o tempo todo fazendo palpites tentando adivinhar se será menino ou menina. Foi a partir disso, que nasceu o Chá Revelação.

Com a finalidade de deixar este momento ainda mais especial, seja para os pais do bebê, ou até mesmo, para os convidados, dá para entender facilmente porque o tradicional Chá de Bebê está sendo deixado de lado.

Além disso, outro fator muito interessante nesta comemoração, é que muitas vezes, os pais também não sabem qual o sexo do bebê. O que deixa tudo muito mais emocionante. Porém, neste caso, é necessário eleger uma pessoa para ficar responsável por revelar o segredo.

Obs.: Ela deve ser de extrema confiança e só ela pode saber sobre o segredo. Sugerimos que você entregue o resultado do exame nas mãos dela, e peça para que ela mantenha o mistério até a comemoração.

Lista de Convidados e Lista de presentes – Iniciando a organização

Para dar início ao planejamento do seu chá, recomendamos que você comece pela lista de convidados. Ela é muito importante para saber qual dimensão que a sua festa terá (o que auxilia bastante para a escolha do local) e quantas pessoas irão comparecer a celebração (o que influencia diretamente na quantidade de convites e lembrancinhas).

Você deve ter em mente que, o Chá Revelação costuma ser uma festa mais intimista, o que acaba por ter um número de pessoas menor do que uma festa comum. Mas, sinta-se a vontade neste momento, afinal, será muito bom estar rodeada de pessoas que ama, comemorando junto com você. Por isso, não há um limite de convidados.

Com a lista de convidados pronta, você deve elaborar a lista de presentes. Ela serve para garantir que os presentes para o bebê não se repitam.  Lembre-se de disponibilizar até 3 opções de presente para cada convidado.

Local – Onde fazer? Quais as principais opções?

Um ponto de muita importância e que você deve dar bastante atenção, é o local da festa. Ela pode ser realizada em sua casa, em um buffet, em um salão de festas, ao ar-livre, entre outras opções

O mais importante aqui, é que seja um ambiente bem confortável, espaçoso e que todos possam se sentir à vontade. Isso influenciará totalmente na hora das brincadeiras e também no momento mais esperado do dia, a revelação.

Convites – Convocando a presença de todos para a comemoração

Com o local e lista de convidados definidos, você já pode começar a preparar os convites. Recomendamos que você faça tanto o virtual como o físico, assim você garantirá que todos os convidados sejam devidamente avisados. Além disso, se algum parente morar longe facilitará bastante à comunicação.

Abaixo, nós separamos alguns exemplos para você se inspirar. Você pode inovar, escolhendo convites com formatos diferenciados, ou então, optar pelo formato tradicional e investir na personalização do layout.

Chá Revelação

Lembrancinhas – Ideias interessantes para agradecer a presença dos convidados

Para as lembrancinhas, certifique-se de sempre encomendar algumas a mais (por volta de 15%) para que ninguém fique sem receber, após o final da comemoração. No Chá Revelação, elas são comumente, objetos que tem alguma relação com o bebê, assim como nas lembrancinhas para o Chá de Bebê. Itens como mamadeiras e carrinho de bebê em miniatura, caem super bem. Confira exemplos que separamos a seguir:

Chá Revelação

Fotógrafo – Registrando este momento tão marcante

Você pode tanto contratar um fotógrafo, para não precisar se preocupar durante a comemoração, como eleger uma amiga responsável para fazer o trabalho. O importante é fazer o registro, principalmente na hora da revelação.

Se você optar pelo fotógrafo, lembre-se de avaliar o portfólio dele, opiniões de clientes anteriores (em redes sociais), e também o acabamento do álbum, caso você faça um. Garantindo, dessa forma, que o serviço seja impecável, e que você escolha um ótimo profissional.

Cardápio – O que será servido aos convidados?

Salgadinhos e docinhos tradicionais são a escolha perfeita. Se a sua festa for em um Buffet, você não precisará se importar com isso, pois, eles já cuidam de toda essa questão para você. Só recomendamos que você faça uma pequena degustação antes, para se certificar da qualidade dos aperitivos.

Doces temáticos – Decorativos e deliciosos

Um item que dá um ar de exclusividade e deixa todos os convidados encantados, é o doce temático. Além de ser muito saboroso, ele acompanha a decoração. O que faz dele perfeito para ser disposto na mesa principal, e até mesmo para dar como lembrancinha. Abaixo, nós separamos alguns exemplos de biscoitos e cupcakes que você pode facilmente acrescentar no cardápio:

Chá Revelação

Brincadeiras – Animando ainda mais a festa

As brincadeiras são fundamentais para o Chá Revelação. Elas animam bastante a comemoração e rendem boas gargalhadas. Você pode tanto reutilizar algumas das brincadeiras clássicas de Chá de Bebê, como escolher brincadeiras específicas para este tipo de celebração. Nós separamos 3 ideias para você:

Chá Revelação

Tabela de votações: Essa brincadeira consiste em deixar que cada convidado vote, se ele acha que o Bebê será Menino ou Menina. No exemplo que escolhemos acima, cada pezinho vale um voto. Geralmente, eles são distribuídos em uma pequena lousa. No final da festa, quem tiver acertado ganha algum brinde.

Recadinho para o Bebê: Nesta brincadeira, você deve pedir que suas amigas e parentes, escrevam mensagens para o Bebê. Você irá mostrar para ele, quando ele já estiver maiorzinho. Essa brincadeira pode ser feita tanto antes da revelação, como depois.

Bottons com “Team Blue” (Menino) e “Team Pink” (Menina): Aqui, você irá formar dois times de convidados. Quem acha que será menino receberá um botton azul, e quem acha que será menina, receberá um botton rosa. E isso será bastante divertido, pois, poderá te auxiliar na formação de equipes para outras brincadeiras.

Como revelar o sexo do bebê? – Deixando a criatividade e a diversão tomarem conta

Para a hora mais esperada da festa, há várias opções criativas e que deixarão este momento inesquecível. Como dissemos ao longo do texto, a revelação é a parte mais importante da comemoração, portanto, recomendamos que você arrase na escolha. A seguir, confira as opções que separamos para você.

Chá Revelação

Caixa Suspensa: Esta opção consiste em deixar uma caixa de papelão, recheada com balões, confetes e papel picado da cor representante do sexo do bebê, suspensa em algum lugar com uma altura elevada. Na hora da revelação, os pais devem puxar uma corda amarrada na tampa da caixa, que revelará o segredo quando o conteúdo de dentro cair.

Lança fumaça: Outra opção muito interessante e com o custo baixíssimo. Você pode encontrar este acessório em lojas de artigos para festa, ou então, em sites de venda online. O efeito das fotos fica incrível. Além disso, você pode comprar um para cada convidado e realizar uma contagem regressiva para todo mundo descobrir junto.

Bolo: Um dos modos mais famosos de fazer a revelação. Neste caso, o recheio do bolo que revela qual o sexo do bebê.

Balão Misterioso: Um balão preto, decorado com pontos de interrogação é preenchido com confetes e papel picado da cor do sexo do bebê. Na hora da revelação, os pais devem estourar o balão. Você pode ver alguns exemplos desse tipo de balão, nas ideias que separamos de decoração.

Decoração para o Chá Revelação

Agora, na segunda parte da nossa matéria, você irá conferir todos os detalhes e ideias de decoração para impressionar e inovar na sua festa.

Escolha um tema – O primeiro passo para uma decoração perfeita

Comece escolhendo um tema para a decoração. Ele é muito importante, pois, orientará até mesmo como serão as lembrancinhas. Os temas ursinho, balões e elefante caem muito bem.

Chá Revelação

Dividindo o espaço entre azul e rosa – A combinação clássica

Para o Chá Revelação, a decoração padrão é dividir o espaço igualmente entre azul e rosa, em tons pastéis. O resultado fica bem harmonioso e agrada bastante os convidados. Lembre-se de seguir esta mesma regra para a mesa deles também.

Chá Revelação

Procure outras tonalidades de cor – Saindo do óbvio e indo direto ao exclusivo

Por mais que a combinação entre “azul e rosa” funcione perfeitamente, recomendamos que você avalie utilizar outras tonalidades de cor. Isso personalizará ainda mais a sua festa, sem contar que você estará fazendo algo bem diferente do comum.

Chá Revelação

Algumas combinações lindas são: preto e rosa, lilás e verde, rosa e verde, e branco e dourado.

Objetos infantis para a decoração – Detalhes que fazem toda a diferença

No Chá Revelação, você pode espalhar pelo local, vários objetos infantis que agregarão bastante na decoração. Objetos como: Bolo de Fraldas decorativo, sapatinhos de bebê e um varal de roupinhas, são mega recomendados.

Chá Revelação

Nomes na decoração – Aumentando a curiosidade dos convidados

Que tal colocar “Gabriel ou Lorena” ao invés de “Menino ou Menina”? Isso deixará os convidados ainda mais entusiasmados para descobrir o mistério.

Chá Revelação

Invista em balões – Nunca saem de moda

Não tem jeito, quando o assunto é decoração para festa infantil, os balões dominam a parada. Além de possuírem um custo baixíssimo e uma aparência encantadora, você pode criar fazer vários arcos com eles, para colocar atrás da mesa principal. O resultado fica maravilhoso, e é um ótimo meio de fazer uma decoração minimalista.

Chá Revelação

Plantas e Flores também agregam bastante no Chá Revelação

Você pode optar por utilizá-las tanto em decorações que ficarem em locais fechados, como ao ar livre. As plantas e as flores dão um toque de sofisticação para a festa e proporcionam fotos magníficas.

Chá Revelação

Pontos de interrogação espalhados pelo local – A incerteza virou decoração

Se tem um símbolo que pode representar muito bem o Chá revelação, é o ponto de interrogação. Use-o bastante em sua decoração, sendo que você pode fazer uma Pinhata, distribuir plaquinhas, usar como decoração no bolo, são infinitas as possibilidades.

Chá Revelação

Centros de mesa para os convidados – Personalizando todo o espaço

E por fim, o último item que separamos para a sua festa é o centro de mesa. Ele serve para decorar as mesas dos convidados e pode ser feito de diversas formas. Confira 3 exemplos abaixo:

Chá Revelação

Esperamos que a matéria de hoje tenha te ajudado a não só planejar o seu Chá Revelação, como também, tenha te dado muitas ideias de decoração. Estamos torcendo para que a sua comemoração seja um sucesso.

Se você gostou desse post, deixe seu comentário. É muito importante para sabermos se vocês estão gostando do nosso conteúdo. Até a próxima!

.

Leia a nossa última matéria: Decoração Sereia – Conheça ideias que você vai amar!

Deseja receber mais conteúdos como este?

Preenchendo as informações abaixo você receberá em seu e-mail:

 

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.